A divulgação de um levantamento obtido através da Prova ABC realizado pelo movimento Todos Pela Educação, Instituto Paulo Montenegro/Ibope, Fundação Cesgranrio e Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), mostra que esse futuro é sombrio.
Vejam alguns dados:
- 44% dos alunos do 3° ano do ensino fundamental não têm os conhecimentos necessários em leitura;
- 57% dos alunos não conseguem calcular um troco;
- Não conseguem entender pontuação ou humor em um texto, ou mesmo ver as horas em um relógio DIGITAL; etc
Em tempos de grande aumento de acesso ao mundo da informação, através da internet, principalmente, esses dados são extremamente preocupantes, principalmente quando vêm dos alunos da rede pública, onde os resultados são abaixo da média.
Grandes nações ou mesmo países onde a qualidade de vida é elevada e/ou crescente, sempre têm associado a esse crescimento, a educação.
Do outro lado da moeda, países com baixos índices de educação encontram-se nas piores classificações de qualidade de vida. Além disso, as populações desses países são conduzidas como "massa de manobra" de seus líderes.
Espero que a divulgação desses dados alertem nossos governantes para não olharem apenas para os números absolutos da redução do analfabetismo, mas sim com a qualidade dessa educação que está sendo oferecida, quando não, VENDIDA!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário