quarta-feira, 25 de junho de 2014

CORDÃO AZUL E CORDÃO ENCARNADO

Vão se aproximando a eleições e o Facebook vai se tornando um "horário eleitoral" compulsório e incômodo. 

Diferente de uma conversa sobre ideias e programas, o que se vê é uma tempestade de acusações de lado a lado. Além da irritante tentativa de imposição das verdades.

Em política não existem mocinhos nem bandidos. Há até quem diga que só há bandidos, o que eu discordo, pois não se deve generalizar. Cabe a nós, eleitores, saber escolher. Mas será que vão nos deixar escolher?

Para se chegar ao poder, quem está na oposição é "pedra", e muitas vezes quer se transformar em arauto da moralidade. Acontece que, muitas vezes, o candidato, o partido, ou mesmo o simpatizante, fez ou faz tanto ou pior daquele ou daquilo que se está questionando.

E quem já está no Poder precisa entender que é "vidraça" sim. Que pode e deve mostrar o que fez, mas tem que estar ciente que receberá críticas e se tiver "mal feitos" terá de responder por eles. Candidatos, partidos e simpatizantes precisam entender isso.

O que me irrita é que tanto quem defende a situação, como quem defende a oposição, tenta passar seu entendimento como a verdade absoluta. São seguidores, muita vezes cegos e chatos. As pessoas precisam entender que nós, meros cidadãos não devemos seguir os partidos como se estivesse em um Pastoril, com um cordão azul e outro encarnado. 



Há algum tempo deixei de ver as coisas desta forma. Procuro tentar entender as coisas de forma mais isenta e cidadã. Menos oportunista e interesseira. O que é certo é certo. O que é errado é errado. Seja de que lado for. E permito-me fazer as críticas e elogios para o que eu acho que os mereça, independente de partido ou linha política. E me sinto bem melhor assim.   

Volto a dizer, quando vejo um discurso muito contundente e repetitivo defendendo ou atacando, já imagino o que está por trás dessa postura.

Mas a democracia está aí para isso. O bom debate, a boa conversa, enfim, uma discussão sadia, além de respeitosa. Coisa que não se vê nas redes sociais. E a tendência é piorar.


domingo, 1 de junho de 2014

A COPA É DO MUNDO É "NOSSA" ???

Faltam 11 dias para a abertura da Copa do Mundo no Brasil.

E me preocupa muito o que pode acontecer até lá. Vai ser uma guerra. Mas não estou falando da violência das ruas, que espero que não ocorra, embora ache que vá ocorrer. Falo da guerra dos que são a favor versus os que são contra o evento.

Que as pessoas que são a favor não se manifestem com ufanismo (alguns realmente com interesse no sucesso da seleção visando o "ópio do povo"), pois além de ser um "saco", chamam-nos a todos de idiotas. Aliás, tentam fazer-nos de idiota.

Que as pessoas que são contra não "alimentem" o ódio, a violência e a desordem, que muitos estão "à espera" de quem os detone.

A Copa do Mundo é um evento esportivo. Obviamente que há interesses econômicos por trás de tudo. Saibamos ver esse evento, apenas como um evento.

A Copa do Mundo oportunizou uma série de safadezas País afora, com obras superfaturadas, roubos, escrotices mil.

A Copa do Mundo, por outro lado, vai mexer com a economia do País. Hotéis, restaurantes, pousadas, grandes e pequenos comerciantes irão ganhar com o evento.

A Copa do Mundo vai ser aproveitada política? vai. Principalmente se o Brasil ganhar. Infelizmente o nível de conscientização do brasileiro não vai além de alguns centímetros, impedindo-o de enxergar o que é, ou não manipulação.

O "lado escuro da força", muitas vezes me levou a pensar em desprezar o evento, usar minha capacidade de discernir as coisas e não me empolgar com o evento. Mas como fazer isso sem deixar de estar, por exemplo, "cortando o barato" de minha filha de oito anos que me pede para comprar enfeites nas cores do Brasil.

Além disso eu, assim como boa parte dos brasileiros, gosta de esportes, notadamente o futebol.

Saibamos não confundir alhos com bugalhos.

Respeito quem é contra e quem é a favor. Eu vou torcer pela Seleção Brasileira, pois ela representa meu País. Repito, sem ufanismos.

Meu protesto, meus questionamentos, minha cidadania e "brasileirismo" irei exercer nas eleições. Fazendo as minhas escolhas fazendo toda uma análise de cada um dos candidatos que pretendo votar para cada um dos cargos que estarão sendo disputados.

E que a COPA DO MUNDO SEJA NOSSA!!!